segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cozinha Experimental 3º Semana

Nosso projeto continua a cada semana, receitas gostosas e diferentes.


Pré II A






Bolinho de Batata Doce 

Ingredientes:
1xícara (chá) de casca de batata doce(70g)
1/2 xícara (chá) de leite (150g)
1 ovo
2 xícara (chá) de farinha de trigo (280g)
1 colher de (chá) de bicarbonato de sódio (30g)
1 pitada de sal
óleo para fritar

Preparo:
Lave as batatas doce em água corrente com uma escovinha e cozinhe por aproximadamente 10minutos.
Espere esfriar descasque-as.Bata no liquidificador as cascas,o leite e o ovo até ficar uma mistura
homogênia.Coloque essa mistura em um recipiente e vá acrescentando a farinha ,misturando bem com uma colher. Por último, adicione o bicarbonato e o sal e misture bem. Com uma colher de sopa bem cheia, vá pingando a massa em óleo quente, retirando quando os bolinhos estiverem dourados. Escorra em papel absorvente e sirva-se, bom apetite.

Bom Saber:

INFORMAÇÕES
Batata-doce é aliada para prevenir o câncer; confira receita de salada.

A batata-doce é um alimento muito saboroso e versátil, pode ser encontrados em cores diferentes, e como se não bastasse, ainda traz muitos benefícios à saúde. A batata-doce é rica em betacaroteno, ela sozinha é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina A do corpo, possui também grandes quantidades de vitamina C, uma batata-doce média possui um terço da quantidade desta vitamina que o nosso corpo precisa para um dia todo.A batata-doce pode ser feita de várias maneiras e devidamente higienizada pode ser consumida com casca, o que oferece ao corpo muitas fibras podendo até ser comparada a uma xícara de aveia por exemplo.
É um excelente ingrediente para muitos pratos, e também pode ser consumida sozinha, que também fica deliciosa. Evite fazer a batata doce frita, pois assim ela ficará muito calórica e como toda fritura irá prejudicar a sua saúde.
A batata-doce ainda possui propriedades antioxidades, que se elevam três vezes mais em sua casca em relação à polpa, mas ela deve ser bem lavada para não levar impurezas ao organismo.

***
Pré II D








Suco de Casca de abacaxi com hortelã

Ingredientes:

2 colheres de hortelã picada
cascas de um abacaxi
1 litro de água
açucar a gosto

Preparo:

No liquidificador bata os ingredientes
por 5 minutos, passe por peneira
e sirva em seguida. Bom apetite

Bom Saber:

Abacaxi
Propriedades Nutricionais: O abacaxi é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (pro vitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Além disso, também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas e ajudar na digestão.


Valor Calórico: 100 gramas de abacaxi fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais: O abacaxi ajuda a dissolver coágulo sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, anti bacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e as fraturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês. Ajuda nas tosses produtivas.

 Hortelã

É utilizada como tempero em culinária, como aromatizante em certos produtos alimentares, ou para a extração do seu óleo essencial. Por vezes, simplesmente cultivada como planta ornamental.

É também utilizada como planta medicinal, estando inscrita nas farmacopeias de muitos países da Europa. De entre as inúmeras virtudes citadas, podem destacar-se: estimulante, estomacal, carminativo. Usado nas atonias digestivas, flatulências, dispepsias nervosas, empregado nas palpitações e tremoneres nervosos, vômitos, cólicas uterinas, útil nos catarros brônquicos facilitando a expectoração. O chá feito de hortelã é um ótimo calmante.

***

Parábens Equipe Escolar pelo ótimo trabalho
A Gestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário