quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cozinha Experimental 2º semana

Nosso alunos continuam encantados com o mais novo
Projeto Antonio Schiavinati.
os alunos do Pré I B estavam bem eufóricos, tiveram que conhecer  a cozinha antes
de realizar o projeto fazendo uma deliciosa salada de frutas.

Pré I B





 E com direito a Neston humm...


Salada de Frutas 
 antioxidantes para viver melhor!

Ingredientes :
Banana nanica, Mamão, Maça, Morango e demais frutas do seu gosto.
Leite Condençado e Neston se preferir.

Preparo:
Lave bem as frutas descasque as que for necessário
corte tudo em cubinhos pequenos, coloque em uma tigela.Coloque o
leite condensado e mexa bem, o neston pode ser colocado
 individualmente e a gosto sirva -se e bom apetite.

Bom Saber :

“Algumas das propriedades protectoras das frutas, nomeadamente a luta contra o envelhecimento precoce e a acção preventiva de vários cancros, devem-se ao
 elevado nível de antioxidantes.
Estes antioxidantes que combatem os radicais livres (moléculas oxigenadas, tóxicas, produzidas pelo nosso organismo como resultado de diversos factores como fumar, exposição a raios solares, stress, poluição, e que originam danos ao nível celular, alguns deles irreversíveis e que podem mesmo levar à morte celular) são, assim, responsáveis pelas propriedades protectoras que fazem da fruta um bem tão vital à nossa saúde.
As vitaminas A, C e E, que se encontram nas frutas, são os antioxidantes mais conhecidos.” (Fonte: Saúde Sapo)
  • “A celulite é uma retenção de água e de toxinas nas células. Então um suco, por exemplo, de abacaxi, maçã e cenoura seria uma maneira natural de prevenir a celulite. O abacaxi, porque tem uma enzima chamada bromelina, que é antiinflamatória. Além disso, ele é levemente diurético. A maçã, porque é a vassourinha do organismo, ela ajuda a eliminar todas as toxinas. E cenoura, que é riquíssima em vitamina A, que é importante para recuperação e regeneração do tecido celular.”    ”Contra a depressão – que afeta a mente e o corpo – laranja, manga e banana, juntas. As pessoas deprimidas, normalmente, têm pouca vitamina C, e a laranja é riquíssima em vitamina C. Essas pessoas também têm pouca vitamina A, e a manga é uma das frutas que tem mais vitamina A. A banana dá mais energia”, ensina Jane Corona.   Até as tensões do dia-a-dia podem ser enfrentadas com frutas: é o suco antiestresse!  (Fonte: Toda Fruta)
  •  Frutas e vegetais são repletos de nutrientes que podem prevenir a ativação dos genes do câncer. “Nós estamos conseguindo uma definição muito boa de nível molecular de como esses ingredientes funcionam para combater o câncer”, disse Steven Zeisel, chefe do departamento de nutrição da Universidade de North Carolina em Chapel Hill. (Fonte: Sítio Veg)
Mais orientações e curiosidades visete o site: http://www.todofruta.com.br/

***

Pré II C







Suco de Maracuja com Couve

Ingredientes:
Para cada 1 litro de água, três maracujas 
folhas de couve e açucar a gosto.

Preparo:

Retire a poupa dos maracujas, coloque no liquidificador adicione a água fria ou gelada,
 o açucar e as folhas da couve a gosto. Bata bem coar, sirva -se e bom apetite.
(obs: o suco ficara verde dependendo da quantidade de couve,mais não altera o sabor do suco.)

Bom Saber:

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo.

Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5),
contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro,
Cálcio e Fósforo.

A vitamina C é importantíssima ao organismo, porque dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

As vitaminas do Complexo B tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.

Cálcio e Fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, constituição muscular e transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o Ferro contribui para a boa formação do sangue.

Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Menos toxinas
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Sobre a couve, você pode rever na portagem anteior  na receita
 Salada de Couve .


Parabêns pelo trabalho realizado
A direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário