quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cozinha Experimental 2º semana

Nosso alunos continuam encantados com o mais novo
Projeto Antonio Schiavinati.
os alunos do Pré I B estavam bem eufóricos, tiveram que conhecer  a cozinha antes
de realizar o projeto fazendo uma deliciosa salada de frutas.

Pré I B





 E com direito a Neston humm...


Salada de Frutas 
 antioxidantes para viver melhor!

Ingredientes :
Banana nanica, Mamão, Maça, Morango e demais frutas do seu gosto.
Leite Condençado e Neston se preferir.

Preparo:
Lave bem as frutas descasque as que for necessário
corte tudo em cubinhos pequenos, coloque em uma tigela.Coloque o
leite condensado e mexa bem, o neston pode ser colocado
 individualmente e a gosto sirva -se e bom apetite.

Bom Saber :

“Algumas das propriedades protectoras das frutas, nomeadamente a luta contra o envelhecimento precoce e a acção preventiva de vários cancros, devem-se ao
 elevado nível de antioxidantes.
Estes antioxidantes que combatem os radicais livres (moléculas oxigenadas, tóxicas, produzidas pelo nosso organismo como resultado de diversos factores como fumar, exposição a raios solares, stress, poluição, e que originam danos ao nível celular, alguns deles irreversíveis e que podem mesmo levar à morte celular) são, assim, responsáveis pelas propriedades protectoras que fazem da fruta um bem tão vital à nossa saúde.
As vitaminas A, C e E, que se encontram nas frutas, são os antioxidantes mais conhecidos.” (Fonte: Saúde Sapo)
  • “A celulite é uma retenção de água e de toxinas nas células. Então um suco, por exemplo, de abacaxi, maçã e cenoura seria uma maneira natural de prevenir a celulite. O abacaxi, porque tem uma enzima chamada bromelina, que é antiinflamatória. Além disso, ele é levemente diurético. A maçã, porque é a vassourinha do organismo, ela ajuda a eliminar todas as toxinas. E cenoura, que é riquíssima em vitamina A, que é importante para recuperação e regeneração do tecido celular.”    ”Contra a depressão – que afeta a mente e o corpo – laranja, manga e banana, juntas. As pessoas deprimidas, normalmente, têm pouca vitamina C, e a laranja é riquíssima em vitamina C. Essas pessoas também têm pouca vitamina A, e a manga é uma das frutas que tem mais vitamina A. A banana dá mais energia”, ensina Jane Corona.   Até as tensões do dia-a-dia podem ser enfrentadas com frutas: é o suco antiestresse!  (Fonte: Toda Fruta)
  •  Frutas e vegetais são repletos de nutrientes que podem prevenir a ativação dos genes do câncer. “Nós estamos conseguindo uma definição muito boa de nível molecular de como esses ingredientes funcionam para combater o câncer”, disse Steven Zeisel, chefe do departamento de nutrição da Universidade de North Carolina em Chapel Hill. (Fonte: Sítio Veg)
Mais orientações e curiosidades visete o site: http://www.todofruta.com.br/

***

Pré II C







Suco de Maracuja com Couve

Ingredientes:
Para cada 1 litro de água, três maracujas 
folhas de couve e açucar a gosto.

Preparo:

Retire a poupa dos maracujas, coloque no liquidificador adicione a água fria ou gelada,
 o açucar e as folhas da couve a gosto. Bata bem coar, sirva -se e bom apetite.
(obs: o suco ficara verde dependendo da quantidade de couve,mais não altera o sabor do suco.)

Bom Saber:

O maracujá é uma fruta de alto valor nutritivo.

Rico em vitamina C e vitaminas do Complexo B (B2 e B5),
contém também quantidades razoáveis de sais minerais como Ferro,
Cálcio e Fósforo.

A vitamina C é importantíssima ao organismo, porque dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.

As vitaminas do Complexo B tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, além de serem essenciais ao crescimento e evitarem a queda dos cabelos.

Cálcio e Fósforo são os minerais que participam da formação de ossos e dentes, constituição muscular e transmissão normal dos impulsos nervosos. Já o Ferro contribui para a boa formação do sangue.

Os poderes sedativos do maracujá são bastante conhecidos. Ele funciona no organismo como um suave calmante. As sementes do maracujá são um poderoso vermífugo.

A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica e nutróloga Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora para voltar a dar sinal.

Menos toxinas
Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta emperrar. Só que para facilitar a ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Nutrientes extras
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Sobre a couve, você pode rever na portagem anteior  na receita
 Salada de Couve .


Parabêns pelo trabalho realizado
A direção

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cozinha Experimental

Um Projeto Antonio Schiavinati
Neste 2º semestre de 2011 a cada semana teremos  a Cozinha Experimental com nossas crianças,
onde coloca os alunos em contato com o ambiente mais gostoso da escola, a cozinha.
Cada professor junto com os alunos elaboram suas receitas, e também aprendem sobre o valor
nutritivo que cada alimento possui.

Pré I A 









Vitamina de Morango

Uma Caixa de morangos bem lavados
sem as folhas
Um litro de  leite
açucar a gosto

Preparo: 
Coloque tudo no liquidificador 
e bata bem.
sirva-se e bom apetite.

Bom Saber:

O morango é rico em água e tem baixos níveis de hidratos de carbono.
Tem também um elevado conteúdo de potássio, responsável pela transmissão de impulsos nervosos e pelo bom funcionamento dos músculos.

O fruto conta ainda com ácido fólico, que intervém na produção de glóbulos vermelhos e brancos e na síntese de anticorpos, o que ajuda a reforçar as defesas naturais, sendo muito recomendo às mulheres grávidas na prevenção da espinha fíbida do feto e de anemias. Além disto o morango tem ainda um efeito diurético, que favorece a eliminação do ácido úrico e sais.

 ***

Pré I C








Salada de Couve

Um maço de couve bem verdinha
e de folhas firmes
Temperos: Sal, limão e azeite
ou o tempo que preferir

Preparo:

Lave bem as folha da couve retire os talos
para facilitar na hora de cortar. Junte as folhas uma a uma enrole fazendo um rocambole
e no auxilio de uma tábua corte bem fino, se desejar corte os talos bem fino e junte a salada
coloque em uma tigela e tempere a gosto.
Sirva-se e bom apetite.

Bom saber:

As couves, devido ao seu alto e valioso valor nutricional são um dos principais legumes utilizados na medicina tradicional desde a antiguidade. Acredita-se que na antiguidade as couves era mutilizadas somente com o fim medicinal e não gastronômico. Na Grécia e Roma antiga, comia-secouve antes de uma refeição farta, ou de um banquete como gostavam de fazer os Egípcios, eram as folhas de Couve em vinagre. Já usavam para prevenir doenças do estômago ou uma indisposição. No final da  idade média, este vegetal ganha uma grande popularidade entre os Europeus, surgindo assim o termo de recomendação popular: "médico do povo" associado à couve. A couve era utilizada para a cura das mais diversas enfermidades e benefícios como:
Amamentação, úlcerasgástricas, cancro, Constipações, Cortes e feridas, gripe das aves, gripes comuns, mádisposição, anemia, insolação, Prisão de Ventre, Ressacas,
 e havia ainda a idéia de se comer couve diariamente evitaria o aparecimento de qualquer que fosse a doenças. Muitas crenças nessas práticas milagrosas da couve, sobreviveram  por milênios e hoje em dia são utilizadas por muita gente, independente da condição financeira. Devido a estudos e pesquisas recentes sobre as couves na prevenção de algumas enfermidades é realmente eficaz, isso pela sua composição nutricional e por ser um anti-inflamatório, anti-irritante, anti anêmico e antibiótico natural.
Indicações populares do uso da couve:
Anemia:
1 folha de couve rasgada com o suco de 2 laranjas – 1 x ao dia ajuda a combater a anemia.
Curar e aliviar a dor de úlceras gástricas:
essa receita para as úlceras é de 1L de suco de couve durante 8 dias. (não deve ultrapassar os 8 dias, e nem deve ser mais de um litro) em excesso o suco pode atrapalhar na absorção de ferro pelo organismo ou criar depósitos do mesmo, o que não é bom. 
Má disposição:
prática conhecida de quem gosta de feijoada, a couve serve pra isso, ajuda na digestão.
 O ideal  é consumir antes dessas refeições.
Cortes e feridas:
para uma cicatrização rápida deverá aplicar-se uma folha de couve fresca sobre a ferida. Essa prática ainda é usada no interior do Brasil e de muitos países africanos, onde os recursos  são  escarços.
Aliviar a prisão de ventre:
junto a couve, pode-se incluir o brócolis nas refeições com uma certa  regularidade
. Dores, inchaço e feridas no peito devido à amamentação:
 no caso de uma amamentação dolorosa, para aliviar a dor e o inchaço, deve-se abrir ao meio os caules e os veios das folhas eaplicar sobre a zona afetada. Incluir a couve no cardápio diário alivia as dores das pernas. 

Com este Projeto vamos aprender muito,a importância de muitas coisa 
que nem imaginamos e que não procuramos saber.
É muito bom compartilhar com você tudo isso.
Equipe Escolar. 

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Projetos


Projetos e Portifólios

No 1º semestre do ano de 2011 foram  realizados muitos projetos na nossa escola .
Cada professor juntamente com seus alunos elaboraram seus Portifólio,
registrando as ações realizadas.






Cada projeto foi feito com muita dedicação e carinho pelos professores




Depois do trabalho pronto, a satisfação de que todo
 esforço é gratificante...


Parabêns meninas pelo excelente trabalho.

Equipe Gestora 
Dri, Rê e Elis 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Parada Pedagógica


No inicio do mês de Julho ocorreu a Parada Pedagógica, onde se reuniu toda equipe da
Secretaria da Educação. Diversos acontecimentos como: Palestras, oficinas, trocas de esperiências e muito mais, para que estas ações sejam transformadas em um ensino de qualidade.











A equipe Escolar Schiavinati relata que a experiência teve um retorno
gratificante  na Parada Pedagógica .